End: Rua Tocantins, 2265, Centro, 85501-272 - Pato Branco, PR
Tel: (46) 3225-6000 - secretaria@paroquiasaopedropb.com.br

Horários:

A Paróquia

História

Desde o ano 1900 os padres Franciscanos vinham a cavalo de Blumenau passavam por Palmas até a Argentina. Frei Solano em uma viagem por Sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina ficou viajando a cavalo durante 235 dias, no dia 3 de maio de 1903 a Província Franciscana aceitou a construção de uma paróquia e Convento. Desde esta data visitaram todo o sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, em 1933 o Papa criou a prelazia de Palmas.

No ano de 1936 foi nomeado prelado na pessoa de Dom Carlos Eduardo Saboia Bandeira de Mello. Naquela época havia apenas três municípios e paróquias, uma era no Paraná com sede na cidade de Palmas e duas no estado de Santa Catarina com sede em Chapecó e São Carlos. Em 1939 foi criada a paróquia de Clevelândia, que antes se chamava Bela Vista de Palmas. Em 1944 a província Franciscana aceitou mais uma paróquia na Vila Nova de Clevelândia que após se chamou de Bom Retiro e por fim se chamou Pato Branco. A partir daí os batizados e casamentos eram registrados em Pato Branco e a Paróquia São Pedro atendia todo o sudoeste do Paraná até a Argentina. Em 1950 Frei Deodato Bernardt que morava em Pato Branco foi morar em Francisco Beltrão que até então se chamava Marrecas.

Em 1930 foi construída a primeira Capela em Pato Branco na rua Tapir com Avenida Tupi. Na comissão da igreja havia quatro homens que se chamavam de Pedro são eles: Pedro José da Silva, Pedro Aires de Mello, Pedro Antônio Soares e Pedro José Vieira, esses quatro Pedros escolheram São Pedro como Padroeiro da Capela. Buscaram a estátua de São Pedro na cidade de Porto União-SC, esta estátua se encontra e conserva na canônica de Pato Branco

A segunda igreja foi construída porque a primeira já não comportava o número dos fieis, foi inaugurada no dia 29 de Junho de 1935 já localizada na Praça com frente voltada para a rua Tapajós, foi desmanchada no ano de 1960 para a construção da nova e atual Igreja Matriz São Pedro Apóstolo que foi inaugurada no dia 29 de Junho de 1965.

Montado em 1964 por uma empresa de Estrela – RS o relógio da igreja Matriz São Pedro um símbolo na nossa cidade. A torre onde está situado o relógio tem 50 metros de altura e 8 metros de largura, com quatro andares. A cada meia hora o relógio toca e o sino avisa as horas inteiras. O sino ainda é o mesmo que foi instalado na primeira Capela de Pato Branco.

No dia 06 de Setembro de 1956 Frei Honorato segundo pároco de Pato Branco estava de aniversário, houve uma festa no pavilhão de festas em sua homenagem. Frei Policarpo resolveu dar um presente com a ajuda da comunidade povo de Deus, um órgão de tubos produzido na Alemanha como foi um presente ofertado pela comunidade Frei Honorato ficou Feliz. Tratou – se da importação como não havia começado a construção da nova igreja, a órgão foi instalado no Pavilhão de missas que era de madeira no qual cabia mil pessoas. Quando a igreja ficou pronta o órgão foi transportado para o atual coro do Órgão. Ele foi inaugurado com frei Feliciano que era da Alemanha e era um grande Organista, ao todo o órgão tem mil tubos sendo ele de metal e madeira.

Não se pode comentar, relatar e lembrar-se da Paróquia São Pedro sem a figura do nosso querido Frei Policarpo como todos o chamam. Frei Policarpo chegou a Paróquia em Janeiro de 1956 e esta presente até os dias atuais, com seus 94 anos de idade atende a todos com muito carinho e prontidão, ver frei Policarpo entre nós é ver a presença de um Deus rico em amor e misericórdia para com o seu povo, ele celebra missas todos os dias, atende as confissões, aconselhamentos e inúmeras bênçãos. Com sua presença em tantos contextos históricos e marcantes da nossa Paróquia e município.

A paróquia São Pedro é formada por 24 capelas divididas em 5 setores sendo 5 capelas na cidade formando o setor norte e as demais no interior do município.

Neste ano de 2018, foi instalado mai uma obra de mosaico na parte interna a Igreja representando vários elementos que dão origem e sustendo para vida, fica localizado no lado esquerdo do presbitério e será local dos batizados.

Também foi instalado nas laterais da Matriz na parte superior das portas, dois Vitras um com o Sagrado Coração de Jesus e outro com Imaculado Coração de Maria.