Notícias da Paróquia › 21/03/2018

Dom Severino Clasen

Nos dia 20 e 21 de Março as 19:30hs acontece na casa de formação de Pato Branco encontros sobre o ano nacional do leigo, assessorado por Dom Severino Clasen, Bispo de Caçador, SC e coordenador da comissão para o laicato da CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil.

Nos encontro Dom severino aborda a situação do laicato no brasil, suas conquistas e desafios e faz um encorajamento e um desafio aos leigos, para que assumam cada vez mais o seu espaço dentro das comunidades, participando de ações e decisões tanto na igreja como na sociedade. Não devemos nos desviar do compromisso com a missão, ficando atrelados a pré-julgamentos a brigas e picuinhas dentro de nossas comunidades.

Também apresentou um vídeo institucional da CNBB que aborda a importância do ano do leigo e quais as áreas em que podemos atuar e trabalhar para evangelizar no ambiente em que estamos, no trabalho, nas universidades, na politica e na sociedade em geral.

Alertou que devemos evitar o clericalismo, ou seja não fazer ações que são atribuições do clero e vice versa, o leigo deve ser o fermento na massa, fazer acontecer, provocar barulho, ser sal da terra dando sabor e sentido a missão, com sua alegria e perseverança e luz do mundo, sendo esta luz que vem de Jesus e que devemos levar ao outro.