End: Rua Tocantins, 2265, Centro, 85501-272 - Pato Branco, PR
Tel: (46) 3225-6000 - secretaria@paroquiasaopedropb.com.br

Horários:

Infância e Adolescência Missionária

Breve Histórico

A Pontifícia Obra da Infância Missionária já possui uma boa caminhada em nível mundial. Foi fundada em 19 de maio 1843, por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França. A motivaçãoprincipal para a sua fundação foi às cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam ao Bispo Dom Carlos, contando a realidade triste e dura das crianças dos países de missão: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono… Diante destes problemas, Dom Carlos Forbin Janson teve a idéia original de empenhar as próprias crianças da França na solução dos problemas dos colegas da China. Foi assim que, ajudado pela jovem Paulina Jaricot, fundou a Obra da “Santa Infância”, chamada, mais tarde, de Infância Missionária. Esta Obra devia suscitar o espírito missionário universal nas crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade. A Obra Pontifícia da Infância Missionária conseguiu um grande desenvolvimento e expansão. Hoje se encontra em 110 países dos cinco continentes, e sua ação beneficia milhões de crianças. No Brasil, a Infância Missionária chegou em 1858. Após um bom acolhimento, houve um período difícil, voltando a se reorganizar em 1955. O Encontro Latino-Americano da IAM, realizado em Cali (Colômbia), em 1993, foi fundamental para reanimar a POIM (Pontifícia Obra da Infância Missionária) no Brasil. Atualmente a IAM se encontra organizada na maioria das dioceses do país.

Tempo de Atuação em Pato Branco, a Infância e adolescência Missionária iniciou seus encontros em 14 de agosto de 2010 Após grande incentivo e trabalho árduo do Pároco Frei Olivo Marafon, que não poupou esforços para que a IAM fosse uma realidade na paróquia São Pedro Apóstolo.

Trabalhos que realiza na Paróquia:

a) trabalha com grupos de crianças de sete anos, com encontros semanais com temas voltados inteiramente para a missão.
b) E também participação nas celebrações da liturgia das missas com a catequese.
c) o grupo é incentivado a fazer seu sacrifício de solidariedade, com a confecção de um cofrinho, onde juntam moedas e no final do ano depositam estas contribuições frutos do sacrifício de cada crianças para POM.
d) cada crianças tem como compromisso rezar todos os dias UMA AVE MARIA para as crianças do mundo inteiro.

Agenda para o Segundo semestre:

  • mês de outubro trabalharemos o “Mês Missionário” onde será confeccionado um terço missionário para que as crianças conheçam e aprendam a rezar o terço.
  • Também será apresentado a eles o tema da campanha missionária de 2017 que tem como Tema: A alegria do evangelho para uma Igreja em Saída. E o Lema: Juntos na missão permanente.

Considerações Finais:

A Infância e adolescência Missionária têm as por finalidades: Ajudar pais, educadores e catequistas a despertar nas crianças a consciência missionária universal.; Promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões mais necessitadas em todo o mundo; Despertar vocações missionárias.

Lema: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”.

Onélia Trento Sgarbossa

coordenadora paroquial IAM