Notícias da Paróquia › 21/03/2018

Rito penitencial

Durante esta semana que vai do dia 19 ao dia 23 de Março a catequese da paróquia São Pedro, vive o momento em que as crianças podem, fazer uma analise de sua vida, de suas atitudes, e entender o sentido de estar com o coração limpo, praticando a confissão com os sacerdotes.

O momento penitencial inicia com a explicação de como viver o Sacramento do Perdão, como se preparar para uma boa confissão, em seguida faz a leitura da palavra do Senhor para se aprofundar ainda mais a reflexão.

É orientado para que as crianças escrevam em um pedaço de papel, todas as atitudes que eles consideram falhas, e que feriram outras pessoas ou não foram de acordo com a proposta de Jesus.

Em seguida com o auxílio das catequistas as crianças são convidadas uma a uma a ir ao encontro do sacerdote para pedir o Sacramento do Perdão, após fazem um momento de tocar na água como sinal de purificação, sentem o calor da luz que é Jesus, a Cruz como missão e penitencia e a bíblia como fonte de vida.

No final, todos os bilhetes escritos com as falhas, são queimados pelo sacerdote simbolizando que este fogo novo que é Jesus vem nos curar nos restaurar a cada passo da nossa vida, nos dando a chance de recomeçar.