Notícias da Paróquia › 05/12/2020

“Convertei-vos. O reino de Deus está próximo!”

A preparação para o Natal e o atípico ano 2020

Neste ano, cheio de dificuldades e com inúmeras crises, o desejo de escapar de nossas circunstâncias atuais nos desequilibrou da passagem do tempo. Estamos presos a um passado morto “normal” ou sonhando com um futuro que não sabemos como será.

Já estamos no 2º Domingo do Advento, no tempo de preparação para o Natal. Este 2º Domingo do Advento nos traz uma mensagem, um apelo fortíssimo de conversão: “Convertei-vos. O reino de Deus está próximo!” Jesus virá, com a plena sabedoria, com os dons plenos do Espírito. Jesus virá uma segunda vez. E nós antes que tarde, procuremos a conversão. É também quando o fim do ano se aproxima. O sentimento que prevalece, de fato, é que estamos todos prontos para um novo começo. Mas que começo? Como será o novo ano?

Preparação do Natal e a passagem do tempo

Para muitas pessoas, as lembranças deste ano podem ser ainda melhores que as minhas – ou piores. Quaisquer que sejam as nossas experiências, 2020 foi incrivelmente difícil para a maioria das pessoas. Percebemos que cada ano traz consigo uma parcela injusta de infortúnios para um bom número de pessoas. Em momentos como esses, com sofrimentos, doenças, mortes, e inúmeras dificuldades em nosso caminho, instintivamente buscamos o passado ou o futuro. O sentimento é que, talvez, o próximo ano seja melhor. Talvez possamos, eventualmente, voltar ao normal. Será?

À medida que fazemos a preparação para o Natal, percebemos que, neste ano, o desejo de escapar de nossas circunstâncias atuais nos desequilibrou da passagem do tempo através de nossos dias. Podemos sentir a inquietação que isso causou – todos sentem que a vida está em pausa. Essa realidade atípica de 2020 traz consigo uma apatia e falta de motivação, como se estivéssemos economizando todas as nossas energias para um amanhã mais brilhante que nunca chega. Viver assim é profundamente insatisfatório. Nunca vivemos realmente no momento presente. É uma vida sombria.

Mas também nesses tempos, descobrimos que, em nossa própria vida, quando conseguimos desacelerar e vigiar, o tempo se estende e nossos dias não apenas parecem mais longos, mas também são mais gratificantes.

Advento é também tempo de luta espiritual

O Advento, assim como a Quaresma, é um tempo de guerra espiritual. É um período em que o inimigo nos ataca mais abertamente, já que nos esforçamos para reorientar nossas vidas para Jesus Cristo. O Papa emérito Bento XVI nos lembrou dessa realidade durante uma audiência geral em 2008, afirmando que “o Advento também significa antecipação. A noite escura do mal ainda é forte”. Por essa razão, Bento XVI aconselhou os fiéis a “orar com o antigo povo de Deus: ‘Rorate caeli desuper‘”, e a rezar a seguinte oração para vencerem o mal durante o Advento.

“Vinde Jesus; vinde e dai poder à luz e ao bem; vinde para onde a falsidade, a ignorância sobre Deus, a violência e a injustiça predominam. Vinde Senhor Jesus, dai poder ao bem do mundo e nos ajudai a sermos portadores da Vossa luz, pacificadores e testemunhas da verdade. Vinde, Senhor Jesus!”.

Nesta época do Advento, enquanto travamos nossas próprias batalhas espirituais, rezemos pedindo forças e clamemos a Deus: “Vinde, Senhor Jesus!”.

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.