Notícias da Paróquia › 02/06/2021

Corpus Christi – Jesus por amor, quis estar presente entre nós!

Nesta quinta-feira, dia 03/06, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Em latim, este nome significa “Corpo de Cristo”. O mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – é celebrado solenemente na festa de Corpus Christi. Ela foi instituída em 08 de setembro de 1264, pelo Papa Urbano IV. Na época, chegou a ele a informação de que a freira Juliana de Mont Cornillon da diocese de Liège, na Bélgica, recebia visões de Jesus lhe pedindo uma festa litúrgica anual em honra a Sagrada Eucaristia.

Esta festa acontece sempre numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Jesus ao comer a última ceia com seus apóstolos mandou que celebrassem Sua memória, comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55 – 59).

Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, através da Eucaristia, e se faz alimento para nos dar força para continuar a caminhada em nossa vida. Ele se entrega por nós, comunicando-nos seu amor.

A celebração da festa de Corpus Christi neste ano de pandemia, consta de 04 missas: 8h – 15h – 18h e 19:30h – com benção do Santíssimo em todas missas, 9h – procissão com o Santíssimo pelas ruas da cidade e dois horários de adoração ao Santíssimo Sacramento: 10h às 15h e 16h às 18h. Durante a missa o padre celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja, essa hóstia permanece no meio da comunidade.

Jesus por amor quis estar presente entre nós! Façamos da Eucaristia, o centro da nossa vida, obedecendo ao que Cristo nos disse: “Façam isso em memória de mim”. Façam o que faço: “ entreguem-se totalmente nas mãos do Pai e pela salvação dos irmãos”.

Por Rosemary de Ross Debastiani . Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.