Notícias da Paróquia › 16/10/2020

Dia Mundial das Missões.

O Dia Mundial das Missões, convocado pelo Papa Francisco, celebrado no penúltimo final de semana de outubro (dias 17 e 18), quer ser uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade, que mantém projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM), no Brasil, organizam durante o mês de outubro a Campanha Missionária, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes. No penúltimo final de semana de outubro a coleta é realizada no Dia Mundial das Missões. De todo o recurso obtido, 80% destina-se à Congregação para a Evangelização dos Povos, em Roma, a qual mantém 1.050 Igrejas particulares, nas periferias mais necessitadas do mundo. Os 20% restantes ficam no Brasil, na ajuda às Obras missionárias e a projetos locais.

Esta oferta ajuda o Papa Francisco na obra de Evangelização nas Igrejas particulares (Obra da Propagação da Fé), na formação do clero local (Obra São Pedro Apóstolo), na educação de uma consciência missionária das crianças e adolescentes (Obra da Infância e Adolescência Missionária) e na formação missionária da fé dos cristãos (Pontifícia União Missionária).

De acordo com o Papa Francisco, “celebrar o Dia Mundial das Missões também significa reafirmar como a oração, a reflexão e a ajuda material de suas ofertas são oportunidades para participar ativamente da missão de Jesus em sua Igreja. A caridade, expressa nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro, destina-se a apoiar o trabalho missionário realizado em meu nome pelas Pontifícias Obras Missionárias, a fim de atender às necessidades espirituais e materiais dos povos e das Igrejas, em todo o mundo, para a salvação de todos”.

Em tempos de pandemia, para facilitar as doações, foi criado um QR Code para doações espontâneas, não excluindo os repasses que cada Igreja local envia para as POM para serem redirecionados ao fundo internacional de solidariedade, administrado pela Congregação para Evangelização do Povos. (Fonte: Vatican News)

Que possamos colaborar neste fim de semana, fazendo generosamente a nossa oferta!

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.