Notícias da Paróquia › 04/04/2021

É PÁSCOA!

O alicerce sobre o qual se apoia toda a nossa fé, é a ressurreição de Jesus, de modo que São Paulo pode afirmar: “Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, ilusória é a vossa fé; ainda estais no vosso pecado” (1 Cor15,13-17). A Páscoa é a celebração da ressureição de Cristo após sua morte e crucificação e também pelos diversos costumes que se criaram nesse período pascal, mas o que muitas pessoas não sabem é que esse período começa no domingo da ressureição e termina no domingo de Pentecostes (com duração de 50 dias) e nos prepara para receber o Espírito Santo prometido.

A Páscoa é como uma esperança viva dada por Deus aos homens e essa esperança está sempre envolvida por muitos símbolos e estão entre eles:

Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte.

Pão e vinho: representa a vida eterna de Jesus. (em sua última ceia, Jesus ofereceu pão e vinho aos discípulos enfatizando que o pão era o seu corpo e o vinho era o seu sangue).

Cordeiro: simboliza Jesus Cristo por ter se sacrificado em prol do seu rebanho.

Óleos santos: simboliza o Espírito Santo e são representados pelos óleos sacramentais utilizados no batismo, crisma e em unções de enfermos abençoados por bispos e sacerdotes durante a Missa do Crisma que ocorre na Quinta-feira Santa.

Água: utilizada no Sábado Santo, simboliza a pureza e a renovação de Cristo.

O domingo de Páscoa celebra a festa da vida! Nele são feitas referências à última ceia, a prisão, o julgamento, a condenação, a crucificação e a ressureição de Cristo.

É neste dia, que somos convidados à nossa ressureição. A vida venceu a morte!

Feliz e santa Páscoa!

Por Rosemary de Ross Debastiani, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.