Notícias da Paróquia › 27/11/2020

Ele vem!

O Advento é a “grande esperança”,
em tempos de pandemia. Ele vem!

O Papa Francisco exortou a preparar o Natal neste ano de 2020, com momentos de oração para redescobrir a grande esperança e alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo, ao recordar que o tempo do Advento começa no próximo domingo, dia 28 de novembro. A esperança numa verdade que salva, uma luz mais forte que a escuridão, um caminho que transforma o coração, assim; se resume o Advento. E Papa Francisco recorda para a Igreja em todas as partes do mundo a importância do período litúrgico que está prestes a começar.
“Nestes tempos difíceis para muitos, esforcemo-nos por redescobrir a grande esperança e alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo”, disse ele. Salientou também, que a recente Solenidade de Cristo Rei do Universo mostrou que Jesus “nos libertou do poder das trevas, para nos inserir no seu Reino, e para nos tornar testemunhas críveis da verdade salvífica”. O tempo do Advento é para toda a Igreja a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes. Papa Francisco indicou que durante o caminho a ser percorrido nos quatro domingos do Advento, com o qual inicia o ano litúrgico, a luz de Cristo pode “iluminar os nossos caminhos e dissipar a escuridão dos nossos corações”. Ainda segundo ele, “A oração nos abre à força do Espírito Santo, que nos fortalecendo com os seus dons, nos torna firmes na fé e nos impulsa a dar um testemunho alegre da verdade cristã”.
Neste ano atípico, em que passamos por uma pandemia, muitas pessoas no Brasil estão confinadas desde meados de março, tristes e desanimadas. O Natal chega como um tempo de esperança, alegria e expectativa de dias melhores! É importante que encontremos neste período, maneiras de vivenciar a nossa fé enquanto aguardamos o nascimento do Menino Jesus. Algumas pessoas já podem participar das celebrações de modo presencial, mas quem não pode, terá muitas maneiras de vivenciar de modo também muito profundo, preparando – se para o Natal. A primeira opção é fazer a oração em família da Novena de Natal, que pode ser comprada ou baixada pela internet. A segunda opção é a decoração natalina feita nos lares, nas casas, principalmente o presépio, que pode ajudar ainda mais as famílias neste ano a entrarem no mistério do que é celebrado.

A terceira opção para o advento deste ano é vivenciar de maneira concreta a solidariedade. Há várias maneiras de podermos ajudar as pessoas que precisam. Estamos isolados fisicamente, mas não espiritualmente. Temos que ajudar os mais necessitados. As campanhas de arrecadações são muito comuns nesta época. Exercite a solidariedade com generosidade. E a quarta opção: evite o consumismo. Jesus nasceu na simplicidade de uma manjedoura, e sua mensagem não tem nada a ver com o consumismo, muitas vezes desenfreado, por parte de algumas pessoas.

Vamos aproveitar este período de pandemia para refletir o que é realmente prioridade e essencial na nossa vida. Sabemos que a vida é breve, que precisamos de conversão e nos preparar, reconciliando-nos com os outros e com Deus através do sacramento da confissão. Este tempo de advento é adequado para uma revisão de vida. Que Deus nos dê a graça de viver bem este tempo!
Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.