Notícias da Paróquia › 30/01/2021

Escudo do Sagrado Coração de Jesus

Nestes tempos de pandemias e epidemias, façamos a Oração

do Escudo do Sagrado Coração de Jesus

No século XVIII, quem usava o Escudo do Sagrado Coração ficou livre de uma epidemia que atingiu toda a cidade de Marseille na França.

A origem da devoção ao Sagrado coração de Jesus – Revelou Jesus um desejo à Santa Margarida Maria Alacoque, que fossem confeccionados escudos com a imagem de seu Sagrado Coração, a fim de que todas as pessoas que lhe oferecessem uma homenagem, os colocassem em suas casas e os levassem consigo no peito, recebessem graças especiais. Somente aos conventos da Visitação, foi autorizada essa prática. Depois, foi mais difundida pela Venerável Ana Magdalena Rémuzat.

A essa religiosa, também da mesma Ordem da Visitação, falecida em alto conceito de santidade, Jesus fez saber, antecipadamente, o dano que causaria uma grave epidemia na cidade francesa de Marselha, em 1720, bem como o maravilhoso auxílio que os marselheses receberiam com a devoção a seu Sagrado Coração.

Ela fez, com a ajuda de suas irmãs de convento, milhares desses Escudos do Sagrado Coração e os repartiu por toda a cidade onde grassava a peste. A história mostra que, pouco depois, a epidemia cessou como por milagre. Não contagiou muitos daqueles que portavam o Escudo, e as pessoas contagiadas tiveram um extraordinário auxílio com essa devoção. Em outras localidades ocorreram fatos análogos. A partir de então, o costume se estendeu por outras cidades e países. Ao tomar conhecimento dessa devoção, anos mais tarde, o Papa Pio IX concedeu uma bênção especial a todos os escudos elaborados segundo o modelo dessa devoção. Neste momento, com muita fé, façamos a oração:

Oração ao Escudo do Sagrado Coração de Jesus

Alto! Detenha-te, demônio; detenha-se toda maldade, todo perigo, todo desastre. Detenham-se todos os assaltos, todas as balas de bandidos, todas as tentações. Detenha-se todo inimigo, toda enfermidade, e detenham-se nossas paixões desordenadas, pois o Sagrado Coração de Jesus está comigo!

Alto! O coração de Jesus está Comigo. Venha a nós o Vosso Reino  (3X).

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.