Mensagem do Paroco

No último dia 17/02, quinta-feira, reuniu-se na sala 3 da paróquia São Pedro a Equipe formada por coordenadores das pastorais e movimentos, responsáveis pelo estudo e aplicação do processo sinodal na paróquia, que consiste em formação e nesta fase a preparação para aplicação da escuta.
Sínodo ― lê-se no documento ― é uma palavra antiga na tradição da Igreja. É composta pela preposição (com) e do substantivo (caminho). Indica o caminho feito com o Povo de Deus. Desde os primeiros séculos, são designadas com a palavra “sínodo” as assembleias eclesiais convocadas em vários níveis para discernir, à luz da Palavra de Deus, questões doutrinais, litúrgicas, canônicas e pastorais. O termo sinodalidade indica “o específico modus vivendi et operandi da Igreja Povo de Deus, que manifesta e realiza concretamente o seu ser comunhão no caminhar juntos, em reunir-se em assembleia e na participação ativa de todos os seus membros na sua missão evangelizadora”.
Com a presença de Frei Evandro pároco, destacou cada organismo da igreja e o povo de Deus, somos corpo e que a cabeça é Cristo!
Cada movimento ou pastoral neste processo, irá organizar a aplicação deste processo de escuta de várias pessoas que participam ou não da comunidade eclesial e de alguma denominação religiosa!
O primeiro nível de exercício da sinodalidade se realiza nas Igrejas particulares. O segundo nível é o das Províncias, das Regiões Eclesiásticas e das Conferências Episcopais. O último nível é o da Igreja universal. “Aqui o Sínodo dos Bispos, representando o episcopado católico torna-se expressão da colegialidade episcopal dentro duma Igreja toda sinodal.
Por: Cristiel Balbinot – PascomPSP
Deixe um comentário