Notícias da Paróquia › 03/02/2021

Fraternidade reforçada

Na noite de ontem 02/02, dia em que a Igreja celebrou a apresentação do Senhor, também aqui na comunidade da paróquia São Pedro Apóstolo, sentimos uma grande alegria e esperança na acolhida de dois freis que chegam para integrar, participar e partilhar a vida na comunidade.

Frei Alan leal de Mattos e Frei Osvaldo Lino Luiz, chegaram para reforçar a fraternidade de Pato Branco, sendo agora 7 frades a serviço de diversas frentes de trabalho na paróquia.

Frei Osvaldo Lino Luiz, nasceu no dia 30/09/1951 no município de São José- SC, próximo de Florianópolis. Filho de Ciro Joaquim Luiz e Maria Macedo Luiz, que o educaram com muito amor na Igreja Católica. Desde cedo, alimentou o desejo de se consagrar a Deus e ao seu Reino. Foi ordenado no dia 22 de dezembro de 1979. Ficou 2 anos em Angelina – SC, e agora vem conviver nesta fraternidade de Pato Branco.

Frei Alan Leal de Mattos nasceu no dia 19 de novembro de 1986, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Filho de Robson Machado Batista e Sônia Maria Leal da Rocha Mattos, possui 5 irmãos. Ingressou no Seminário São Francisco de Assis em Ituporanga (SC) em 2010 e vestiu o hábito franciscano em 2012. Em 2013 fez sua 1ª Profissão em Rodeio (SC). Entre 2013 e 2015, cursou Filosofia na FAE-Centro Universitário de Curitiba (PR). Viveu o Ano Missionário em Vila Velha e Colatina (ES) no ano de 2016. Fez a Profissão Solene no dia 15 de setembro de 2018, concluiu os estudos de Teologia em 2020 no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ) e foi ordenado diácono dia 19 de dezembro de 2020.

Além dos Freis da fraternidade de Pato Branco, também estiveram presentes outros sacerdotes, Freis da fraternidade de Chopinzinho, Padres Diocesanos e Eparquia Ucraniana.

A Missa, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edgar Xavier Ertl, ele destacou a importância das diversas experiencias que os freis trazem em sua bagagem e que vem enriquecer ainda mais a comunidade de Pato Branco, fez referência a apresentação do Senhor, nos alertando e encorajando sobre o cultivo da esperança e da confiança em Cristo, e que os sinais de medo e escuridão que todo o mundo atravessa, seja dissipada pela luz de Jesus Cristo.

Ao final da Missa, Frei Alex e os Conselhos de Pastoral e Administrativo da paróquia, homenagearam os Freis Osvaldo e Alan, entregando a eles uma lembrança.

Frei Osvaldo agradeceu todas as manifestações de carinho e acolhimento que está ganhando desde que chegou e que vai se esforçar o máximo para retribuir, com o trabalho e sua amizade.

Frei Alan se comprometeu em servir a comunidade em tudo o que for de seu alcance e agradeceu o acolhimento da comunidade.

Logo após, Dom Edgar invocou as Bênçãos de Deus sobre as velas e proferiu a Bênção final.

Na sequência com os fiéis permanecendo em seus lugares o Bispo, freis e demais sacerdotes, invocavam a Bênção da garganta.

Por: Pascom-PSP