Notícias da Paróquia › 12/07/2020

Frei Policarpo celebra 96 anos de vida,  bênçãos e amor ao próximo!

Frei Policarpo celebra 96 anos de vida,

bênçãos e amor ao próximo!

A Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco – Paraná estará em clima de festa e alegria, nesta segunda feira dia 13/07. Frei Policarpo Berri, religioso da ordem franciscana que atua há mais de 63 anos no Sudoeste do Paraná, dedicando-se diariamente à comunidade do município e da região, a qual tem um imenso carinho e estima pelo religioso, comemora seus 96 anos de idade.

Histórico da sua vida Frei Policarpo é natural de Rodeio, estado de Santa Catarina. Nasceu no dia 13 de julho de 1924. Iniciou seus estudos no Seminário de Rio Negro, no Paraná, aos 11 anos. Inácio Berri, seu nome de batismo, tornou-se noviço aos 19 anos, em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943. Nos anos seguintes, estudou Filosofia em Curitiba – Paraná e Teologia em Petrópolis – Rio de Janeiro. Fez a Profissão Solene no dia 21 de dezembro de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950, passando a ser chamado de Frei Policarpo. Este ano estará completando 70 anos de vida sacerdotal. Depois de uma breve passagem pela cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, Frei Policarpo foi transferido para a cidade de Francisco Beltrão – Paraná. No ano de 1956, aos 32 anos de idade, mudou-se para Pato Branco, onde reside até hoje.

Frei Policarpo – Homem da comunicação – À frente de seu tempo, ele foi também um dos idealizadores da Rede Celinauta de Comunicação. Batalhou pela aquisição da rádio FM e pela concessão do canal de televisão da rede. Com sua participação, hoje a Rede Celinauta é o maior grupo de comunicação coordenado pela província franciscana no país. É composta pelas rádios Celinauta AM, Movimento FM e pela TV Sudoeste.

Frei Policarpo – Dom da música – Ao longo da sua vida foi agraciado pela abundância da bênção divina e a genialidade intelectual no mundo da música. Deu aulas de música durante anos e anos. Tocava com exímia perfeição o órgão de tubos da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, um dos poucos no Brasil.

Frei Policarpo – Homem das bênçãos – “Nas comunidades e nas celebrações por onde passamos, muitos pedem por ele. Alguns fiéis até nos dão papeis com pedidos de benção, de oração e intercessão, para entregar ao frei Policarpo, conta, relevando que, o frei sempre reza por todos os pedidos” – diz Frei Alex Sandro Ciarnoski – Pároco há quase um ano e meio. Para Frei Alex, trabalhar com Frei Policarpo é motivo de alegria e desafios diários, pois segundo ele, conviver com uma pessoa que vive santamente é uma responsabilidade. “Ele desperta em nós o desejo de ter uma grande dedicação à comunidade e ao povo de Deus. Conviver com ele é muito gratificante, pois é um homem extremamente fraterno. Uma pessoa de bem com a vida”- finaliza.

A lista de graças atribuídas por intercessão das bênçãos de Frei Policarpo é extensa. Entre elas: restabelecimento da saúde, remoção de pragas na agricultura, encontro de objetos perdidos, afastamento de piolhos, caramujos, ratos, baratas, mosquitos, escorpiões de plantações e de pessoas. Contra temporais e granizos.

Frei Policarpo – Homem de fé – Ele teve e tem relevante importância tanto para a fé do nosso povo, da nossa comunidade, quanto para a área da cultura, para a área da comunicação, para o desenvolvimento e o progresso da cidade de Pato Branco e de toda região.

Parabéns querido Frei Policarpo! Deus te abençoe!

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.