End: Rua Tocantins, 2265, Centro, 85501-272 - Pato Branco, PR
Tel: (46) 3225-6000 - secretaria@paroquiasaopedropb.com.br

Horários:

Notícias da Paróquia › 08/10/2020

Nossa Senhora Aparecida

No próximo dia 12 de outubro, celebraremos a Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida. Os portugueses com as suas caravelas, ornadas com a Cruz da Ordem de Cristo, trouxeram-nos a devoção à Mãe de Jesus. Na sua nau capitânia, Pedro Álvares Cabral, transportava a imagem de Nossa Senhora da Esperança. Em 1717 no Brasil, começou a devoção a Nossa Senhora Aparecida, quando, por ocasião da visita do Conde de Assumar à cidade de Guaratinguetá – SP foi pedido aos pescadores locais, peixes para o banquete do nobre visitante. João Alves, Domingos Garcia e Vicente Pedroso, três amigos pescadores, tentavam e não conseguiam os peixes que necessitavam, quando de repente em suas redes uma pequena imagem truncada de Nossa Senhora da Conceição apareceu e a seguir, num lance de rede sucessivo, a cabeça da mesma imagem, conseguindo, num terceiro lance, imensa quantidade de peixes.

 .

A partir desse milagre, sucederam-se outros e outros. A imagem foi chamada de “Aparecida” e colocada numa pequena capela que, com o passar do tempo, tornou-se o monumental Santuário Nacional de Aparecida – maior centro de peregrinação do país.

 

Em 1904, Nossa Senhora Aparecida, foi coroada Rainha do Brasil. No Congresso Mariano de 1929, quando se comemorou o Jubileu de Prata dessa Coroação, os bispos do Brasil decidiram enviar um pedido ao Papa para que declarasse Nossa Senhora Aparecida Padroeira de toda a nação brasileira. Tornou-se realidade este pedido, através do Decreto do Papa Pio XI, de 16 de julho de 1930.

Peçamos a sua intercessão pelo Brasil. Rezemos essa oração a Nossa Senhora Aparecida (Dom Orani Tempesta).

Mãe Aparecida, nós vos pedimos pelo Brasil!

Para construirmos a justiça e a paz em nosso país, necessitamos muito do vosso amor misericordioso, que nunca se cansa de interceder.

Mãe Aparecida, nós vos pedimos pelo Brasil!

Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. A comunhão eucarística seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas.

Mãe Aparecida, nós vos pedimos pelo Brasil!

Queremos seguir o vosso exemplo, Mãe, permanecendo unidos a Jesus Cristo, que com o Pai vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Amém!

(Pai nosso! Ave, Maria! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!)

 

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *