Notícias da Paróquia › 21/02/2022

Paroquia São Pedro tem novo pároco!

Neste domingo dia 20/02, a comunidade da paróquia São Pedro Apóstolo acompanhou a Missa de posse de pároco, realizada as 19h:30min na matriz, onde foi empossado para o serviço como pároco, frei Evandro Balestrin.

Também frei Jonas Ribeiro da Silva e frei Marcelo da Silva Cardoso chegam para compor a nova fraternidade.

Frei Evandro Balestrin é natural de Água Doce/SC de uma Família de 8 Irmãos. Filho de Laurindo Balestrin, hoje com 87 anos e de Adi Matina Signori Balestrin, já falecida. Ingressou na vida religiosa na 8ª série em Luzerna/SC no ano de 1991 passando por todas as etapas formativas da Província. Ao término da teologia foi transferido para Mangueirinha-PR onde foi ordenado diácono e Sacerdote e após um ano de trabalho assumiu a missão de Guardião da fraternidade. Após três anos foi transferido para Concórdia/SC onde ficou durante 9 anos, sendo naquela paróquia Guardião e Pároco pela primeira vez. No ano de 2012 foi eleito definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil se estendendo por dois mandatos. Em 2016 foi transferido para Ituporanga/SC como pároco e guardião, ficando seis anos. E neste ano de 2022 assume a missão de trabalhar nesta paróquia de Branco como Pároco e na Comunicação.

Frei Jonas ingressou na caminhada formativa da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, no dia 07 de fevereiro de 2014 na Fraternidade Franciscana em Lages SC. Passou os últimos seis meses de 2014 em Ituporanga para concluir a etapa do aspirantado. No ano de 2015 morou em Guaratinguetá na etapa do Postulantado. Em 2016 passou por Rodeio – SC a etapa do noviciado. No dia 15 de janeiro de 2017 emitiu os primeiros votos religiosos de pobreza, castidade e obediência. No mesmo ano foi para Rondinha na cidade de Curitiba. Em 2019 foi transferido para Angola, África, para viver a experiência missionária. Em 2020/2021 cursou teologia na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. No dia 13 de novembro de 2021 emitiu os votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores. Em dezembro deste mesmo ano, recebeu a transferência para compor a nova fraternidade que reside
na paróquia São Pedro Apóstolo em Pato Branco.

Natural de São Paulo, onde nasceu no dia 28 de agosto de 1984, Frei Marcelo ingressou na Ordem dos Frades Menores em 2018, quando vestiu o hábito franciscano em Rodeio e fez a sua primeira profissão no dia 10 de janeiro de 2019. Cursou a faculdade de Filosofia em Curitiba e a concluiu em 2021. Atualmente está na vivendo a etapa
formativa do ano missionário.

O celebrante foi o bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertel, e concelebrada pelos freis da fraternidade de Pato Branco e Frei Olivo Marafon, pároco em Chopinzinho.

Em sua reflexão Dom Edgar, orientou para que o novo pároco “cuide” da comunidade com zelo e com amor, sendo o primeiro catequista da comunidade, pregando o evangelho a todos!

No término da celebração, a comunidade fez o acolhimento aos freis e foram presenteados com cartazes confeccionados pelas pastorais e movimentos.

Por: Cristiel Balbinot – PascomPSP