Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação já tem uma longa caminhada na diocese de Palmas – Francisco Beltrão, onde o foco de ação da pastoral é o EDUCADOR, porem, o processo organizativo pastoral, deverá acontecer em comunhão com outras pastorais e movimentos ligados à Igreja.

Seu objetivo geral é: “Promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados a educação, com a finalidade de ser sinal do reino de Deus e de construir um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético”(CNBB, 2007, p.17).

Objetivos Específicos da Pastoral da Educação:

• Promover a formação Cristã dos agentes da pastoral na esfera da fé, da metodologia, da práxis e da celebração.
  • Incentivar os educadores católicas e cristãos para o protagonismo no processo de evangelização na esfera da educação.
  • Ser sinal e fermento no reino de Deus nos ambientes educativos.
  • Fortalecer a dimensão ecumênica, dialogando com as diferentes denominações, culturas e tradições religiosas.
  • Aprofundar a formação na fé dos educadores católicos nos mais diversos níveis.
  • Incentivar a atuação cristã nos diversos processos educacionais: Meios de comunicação social, instituições educativas, escolas, família, agremiações.

A Pastoral da Educação se entende como um dos componentes do corpo mistico de Cristo, e quer ser parte deste todo, deixando-se interpelar, avaliar e conduzir pelo Espirito Santo, que não só se reduz a PE, mas está presente na Igreja toda. Comungar com o Plano de Pastoral da Igreja local, portanto, é condição necessária para que a PE afirme sua identidade.

O núcleo central de reflexão deverá ser a comunidade eclesial com sua organização pastoral. Pensar somente o universo das instituições educativas seria reducionismo, pois as escolas são um componente especifico da educação formal, mas a educação integral da pessoa é algo que está alem do ensino-aprendizagem. Educação atinge todas as esferas da vida.

A Pastoral da Educação, portanto, entende que a comunidade eclesial é o lugar privilegiado de planejamento, avaliação e celebração.

O campo de trabalho, este sim se estende aos mais diversos lugares: escolas, meios de comunicação social, familiar e outros, pois, onde quer que a nucleação de agentes aconteça, é a Igreja que está reunida. É nesses ambientes institucionais diversos que a PE presta seu serviço e ao mesmo tempo anuncia o evangelho.

DIVOSIR BRUSCH – Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação

Informações: