End: Rua Tocantins, 2265, Centro, 85501-272 - Pato Branco, PR
Tel: (46) 3225-6000 - secretaria@paroquiasaopedropb.com.br

Horários:

Quem deseja permanecer em Deus deve cuidar do coração

 

Muitas vezes, o nosso coração, está cheio de maldades e de sentimentos errados. Contudo, quem quer permanecer puro diante de Deus deve priorizar cuidar do coração e do essencial… a alma!

O Senhor disse ao fariseu: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades ” (Lc 11, 39). Sabemos que houve muitos confrontos entre os fariseus e Jesus conforme já lemos na sagrada escritura. Eles querem colocar o Senhor em alguma dificuldade, querem e procuram confrontá-Lo e desmerecer a pregação e o ensinamento d’Ele. Na verdade, aquilo que Jesus prega, ensina e vive é um confronto ao modo de vida deles, e não desejam mudanças.

Jesus faz e realiza muitas coisas, as quais; provocam muitos questionamentos; e nós não gostamos de ser provocados. Muitas vezes, preferimos viver do jeito que estamos e não gostamos que ninguém questione o nosso modo de viver, de pensar e de agir. Essa atitude é própria de quem tem um coração orgulhoso. Quando a pessoa é humilde ela deixa-se confrontar e reavaliar sua vida, suas atitudes e seus gestos. Se algo não está bom, ela quer melhorar e quer se tornar melhor ainda!Ao contrário, a pessoa que é bitolada e não consegue enxergar adiante, logo fica inflamada quando é questionada pelo outro.

A principal questão dos fariseus é que eles se preocupam com as aparências, se preocupam com o que está por fora; eles se preocupam com o copo, se este foi limpo por fora, eles se preocupam com a roupa, com a aparência, mas não cuidam do essencial, não cuidam do coração, da alma, não cuidam da mente e da vida interior. Estão cheios de zelo na forma de viver a vida, cuidando das suas vestes, de lavar as roupas, de lavar as mãos, em tudo aquilo que fazem, mas se “esquecem” de lavar o interior e de purificar o coração. Cuidemos para não cair neste mal! 

Farisaísmo é hipocrisia, que tem justamente o sentido de ver as coisas desta forma: nós nos preocupamos com o exterior e não com o essencial. Devemos refletir sobre isso. Quem quer permanecer puro diante de Deus deve priorizar cuidar do coração, da alma e de tudo aquilo que permanece!

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *