Notícias da Paróquia › 11/06/2021

Sagrado Coração de Jesus e Sagrado coração de Maria

Jesus apareceu a uma santa chamada Margarida Maria Alacoque. Ela pertencia à Ordem da Visitação. Jesus concedeu a graça de ver seu Sagrado Coração, mostrando a maravilhosa mensagem de misericórdia e confiança que fica clara na imagem do Coração Sagrado e ardente de Jesus, a ela.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a partir de então, espalhou-se por todo o mundo. Ela aparece em duas passagens marcantes do evangelho de São João: quando João, chamado de “o discípulo amado”, reclina sua cabeça no peito de Jesus durante a última ceia (Jo 13,23); e na cruz, quando o soldado abre o lado de Jesus com uma lança e, de seu Coração, jorram sangue e água (Jo 19,34). Na primeira passagem vemos o amor do coração de Jesus que consola antecipadamente os discípulos pela dor da morte que, logo, eles vão enfrentar. Já na segunda passagem, vemos quão grande é o sofrimento que os pecados da humanidade causam a este coração sagrado que é só amor. Através das duas passagens citadas acima conseguimos compreender o apelo que Jesus fez a Santa Margarida Maria Alacoque em 1675:

“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças… Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”.

A Igreja celebra na sexta-feira, 11 de junho, a festa do Sagrado Coração de Jesus e, no dia seguinte, sábado dia 12, será celebrado o Imaculado Coração de Maria. Diante dessas duas festividades, façamos uma oração para a consagração das famílias aos Santíssimos Corações de Jesus e de Maria.

Oração de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria:

Santíssimos Corações de Jesus e Maria,

unidos no amor perfeito, como nos olhais com carinho e misericórdia,

consagramos nossos corações, nossas vidas e nossas famílias a Vós.

Conhecemos que o belo exemplo de vosso lar em Nazaré foi um modelo

para cada uma de nossas famílias. Esperamos obter, com Vossa ajuda,

a união e o amor forte e perdurável que vos destes.

Que nosso lar seja cheio de alegria.

Que o afeto sincero, a paciência, a tolerância,

e o respeito mútuo sejam dados livremente a todos.

Que nossas orações incluam as necessidades dos outros,

não somente as nossas. E que sempre estejamos próximos dos sacramentos.

Abençoai a todos os presentes e também os ausentes,

tantos os vivos como os defuntos; que a paz esteja conosco,

e quando formos provados, concedei a resignação cristã à vontade de Deus.

Mantende nossas famílias perto de Vossos Corações; que Vossa proteção

especial esteja sempre conosco.

Sagrados Corações de Jesus e Maria,

escutai nossa oração.

Amém

. Por Rosemary de Ross Debastiani, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.