Notícias da Paróquia › 08/10/2020

São Francisco mudou o mundo através de seu exemplo de vida.

Na história, muitos homens e mulheres influentes possuíam grande poder político e eram líderes com intensa determinação. Eles (as) mudavam o mundo, através de seus pensamentos e atitudes, quer as pessoas gostassem ou não. Baseada nessa realidade histórica, São Francisco de Assis não deveria ter tido nenhum impacto no mundo.

Nascido em uma rica família de comerciantes, após sua conversão Francisco renunciou à família e tornou-se um homem pobre. Ele não tinha nada e estava destinado a viver como um mendigo, na beira da estrada. No entanto, havia algo diferente em Francisco. Ele era pobre, mas era alegre. Essa virtude fez (e faz) toda a diferença! A alegria era seu estilo de vida. Ele não possuía bens materiais, no entanto vivia como se tivesse tudo. Amava os animais e a natureza. Rapidamente, seu modo de vida radical atraiu outros seguidores. São Francisco nem era um sacerdote ordenado. Ele acabou se tornando um diácono, e atraía outros religiosos por ser um leigo comprometido. A Ordem Franciscana foi fundada em 1209, por São Francisco de Assis, na Itália.

De muitas maneiras, a vida de São Francisco reflete a vida de Jesus Cristo. Ambos eram homens bastante “simples” que vagavam pelas pequenas aldeias pregando a quem quisesse ouvir. Eles não tinham poder político e também não levaram exércitos à batalha. São Francisco, nos últimos anos de sua vida, não viajou e ficou isolado.

Durante esta pandemia, a quarentena está sendo um período difícil para muitos (as) de nós. Mas estes períodos forçados de isolamento social podem ser transformados em grandes experiências espirituais de contemplação, de oração e de reflexão. Também, São Francisco de Assis, no auge de sua missão, encontrou tempo para se retirar do mundo em busca de reflexão e meditação.

São Francisco mudou o mundo através de seu exemplo de vida. Sua maneira revolucionária de pensar, seu jeito de ser, é tão radicalmente simples que qualquer um pode fazê-lo! Você quer mudar o mundo? Comece simplesmente por si mesmo (a) e, lentamente, influenciando as pessoas da sua família, do seu trabalho e da sua comunidade local. Tudo o que precisamos fazer é seguirmos o Evangelho, colocando-o em prática, vivermos com simplicidade e mostrarmos a nossa alegria ao mundo.

Á exemplo de São Francisco, tenhamos a certeza de que, uma vida vivida de forma autêntica e enraizada no Evangelho, com simplicidade, tem mais poder do que a forma de viver de qualquer rei ou governante da terra e perdurará por toda a eternidade.

“Que o senhor volte os olhos para ti e te dê tua paz.

Que o senhor te abençoe” – São Francisco de Assis.

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.