Notícias da Paróquia › 12/09/2020

Setembro: mês da Bíblia. Leia-a!

No Brasil já é uma tradição que este mês de setembro seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Ele foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30 de setembro. Ele viveu entre 340 e 420. São Jerônimo foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina da bíblia recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa “popular” e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os dias atuais.

A Igreja nos convida a conhecer de forma mais profunda a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar de forma sólida, firmado em Cristo e poder testemunhá-Lo no mundo presente, tão necessitado de Sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

Sabemos que pela ação do Espírito Santo, Jesus é o centro da Sagrada Escritura. N’Ele se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus. Ao lê-la, não devemos nos esquecer de que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus!

Neste mês, de maneira especial, você é convidado (a) a escolher um livro e ler um trecho a cada dia. Faça essa experiência! Escolha um livro – de preferência no Novo Testamento – e faça, com hora marcada, a leitura de um capítulo por dia. Leia, releia, grife e sublinhe as palavras que lhe tocaram e escreva uma breve reflexão ou anotação no caderno. Você se sentirá mais fortalecido, mais cheio de Deus!

Por Rosemary de Ross, Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.