Mensagem do Paroco

Neste terceiro domingo de agosto, mês vocacional, celebramos a vocação à vida religiosa. Temos em mente os homens e mulheres que, vivendo em comunidade, buscam a perfeição pessoal e assumem a missão própria da sua congregação, instituto ou ordem, quando nos referimos à vida religiosa.
A vida consagrada é fundamentada evangelicamente, na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, mais próximos, convidando-os a colocarem a sua vida ao serviço do Reino, deixando tudo e tendo como inspiração a sua forma de vida. No seguimento de Jesus Cristo, está a origem da vida consagrada, a partir da profissão pública dos valores e conselhos evangélicos. A função dos vocacionados à vida religiosa consiste em dar testemunho de santidade e do radicalismo das bem-aventuranças. Exige-se das pessoas consagradas total disponibilidade e testemunho de vida, levando a todos o valor da vocação cristã. Elas são sinais visíveis do absoluto de Deus, através do sinal de Jesus Cristo histórico pobre, casto e obediente.
A presença dos consagrados e consagradas em nossas comunidades é significativa e imprescindível, pelo que são e, também, como consequência pelos serviços que fazem em diferentes campos pastorais. Eles (as) encontraram novas maneiras de viver em comunidades e de animar as comunidades eclesiais, movimentos e as pastorais. Ou seja, em tudo a vida consagrada tem aprofundado sua consagração a Deus na vivência dos valores e conselhos evangélicos, em vista da construção do Reino.
Os religiosos e as religiosas estão a serviço do povo de Deus por meio da oração, das missões, da comunicação, da educação e de tantas outras obras de caridade. Com sua vocação, eles (as) demonstram que o Evangelho é plenamente possível de ser vivido, mesmo em um mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem, a mulher, é capaz de fazer ao Senhor. Rezemos pelo dom e pela vida de todos vocacionados à vida religiosa.
“A vocação, como a própria fé, é um tesouro que trazemos em vasos de barro, que nunca deve ser roubado ou perder a sua beleza. A vocação é um dom que recebemos do Senhor, que fixou seu olhar sobre nós e nos amou, chamando-nos a segui-lo mediante a vida consagrada, como também uma responsabilidade para quem a recebeu”- Papa Francisco -.
Por Rosemary de Ross Debastiani. Escritora e autora de vários livros publicados pela Paulinas Editora. Membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia São Pedro Apóstolo – Pato Branco – Paraná.
Deixe um comentário